A 10.ª edição do Meeting de Natação da cidade de Castelo Branco decorreu no sábado passado, dia 14 de janeiro, no complexo de Piscina Albicastrense
Este ano o torneio contou com a presença de 180 atletas representando 10 equipas. A Associação de Natação Albicastrense Redentorista (ANAR), o Clube de Natação (CN) da Guarda, o Clube de Natação (CN) do Fundão, o Centro de Cultura e Desporto (CCD) do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã, Clube de Natação (CN) de Portalegre, o Eletrico da Ponte-de-Sôr, o Elvense, a Associação Desportiva (AD) Swimturtles de Lisboa, o Penta Clube da Covilhã (PCC) e o Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC) do Entroncamento.
A edição deste ano fica marcada pela participação de dois atletas de natação adaptada e pelo grande espírito festivo e competitivo.
Mais uma vez o Meeting contou com várias provas inéditas na nossa associação, permitindo assim a participação de mais atletas. As estafetas de 4x100 mariposa e 4x100 bruços foram grandes desafios para os clubes. O feedback dos participantes foi muito positivo acerca destas inovações.
No que diz respeito à classificação coletiva a prova foi vencida, pelo segunda ano consecutivo pelo CN Fundão com 131 pontos seguidos do ANAR e do CCDSertã com 104 e 94 pontos respectivamente.
Ainda não foi desta que o troféu ficou em casa, mas esteve bem perto. Esta foi a melhor classificação de sempre alcançada pela ANAR no seu torneio. Continuaremos a tentar até subirmos ao mais alto lugar do pódio nas próximas edições.
A ANAR participou com 37 atletas sendo que 16 são dos escalões mais jovens (cadetes) e 21 absolutos (inf, Juv, Jun e Sem).
O destaque individual foi para o atleta do Eletrico, André Lopes com a melhor prestação masculina na prova dos 100 livres com o tempo de 00:55.52 correspondente a 526 FINA pontos, e a atleta do CN Fundão, Maria Caninhas nos femininos com 1.01.03 nos 100 livres correspondente a 558 FINA pontos.
Como referimos anteriormente a edição deste ano contou com a presença de dois atletas de natação adaptada, Tiago Manuel Silva do Clac e Diana Gonçalves Mendes do Clube de Natação da Guarda. Ambos campeões nacionais das suas respectivas categorias. O Tiago com a Diana, não deixaram os seus créditos por mãos alheias e demonstraram que, quando se tem vontade e espírito de sacrifício ultrapassamos qualquer dificuldade.
"É muito difícil expressar em palavras o que podemos ver e sentir no complexo de piscinas Albicastrense, mas o Tiago e a Diana revelaram-se verdadeiros campeões do trabalho e de humildade."
Para fechar em grande o Tiago Silva alcançou o recorde nacional aos 100 costas S3 com 3:52.04 (este resultado ainda deverá ser homologado pela FPN).
5 Convocados para Seleção Regional da ANIC
No próximo sábado os nossos atletas Afonso Bento, Inês Março, Eduardo Tavares, Rui Diogo e Maria Rita Agostinho, irão fazer parte da seleção regional da ANICentro no torneio Vale do Tejo, a maior prova nacional de seleções regionais nos escalões de juvenis e infantis, a prova decorrerá no complexo de piscinas de Abrantes e é organizada pela Associação de Natação do Distrito de Santarém.