No âmbito do Beiras Airshow 2025, a iniciativa ‘O Beiras Vai à Escola’ juntou, no dia 15 de maio, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, cerca de 300 estudantes do 9º ano dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Paiva e Nuno Álvares.
Esta ação é integrada no programa nacional ‘As Tuas Asas Começam Aqui’, promovido pela ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil, e tem como principais objetivos: melhorar o conhecimento sobre a aviação, fortalecer a imagem do setor junto das novas gerações e atrair novos talentos. No fundo, pretende-se motivar os jovens a olhar para a aviação como um caminho de possibilidades e fortalecer o vínculo entre a comunidade e o setor.
Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, lembrou a importância de pensar no futuro académico e profissional dos nossos alunos, destacando o setor aeronáutico como uma área cheia de possibilidades, existindo oportunidades na nossa região, através de empresas instaladas no Aeródromo Municipal, como a Dassault Aviation e a Lusofly Academy.
António Carvalho, Diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, informou que a Escola Secundária Nuno Álvares vai disponibilizar um curso de Manutenção Aeronáutica, indo ao encontro da aposta do Município.
Durante a manhã, os estudantes assistiram à apresentação da Campanha ‘As Tuas Asas Começam Aqui’, por Francisca Cunha Rêgo, da ANAC, e ouviram testemunhos inspiradores de profissionais do setor aeronáutico: Comandante João Roque, fundador da Lusofly Academy; Célio Moreira e Bruno Nobre, técnicos de Manutenção de Aeronaves da Dassault Aviation; Capitão Nuno Guedes, piloto da Força Aérea Portuguesa; Comandante Costa Pereira, da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea; Jerónimo Pinto, da Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine; Elisabete Laia, Agente de Informação e Tráfego Aéreo no Aeródromo Municipal de Castelo Branco; e João Marques Martinez, Diretor Pedagógico da CENFORTEC.
Fonte/Foto: CM Castelo Branco