A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) realizou na passada sexta-feira, dia 03 de outubro, a Cerimónia de Entrega das Placas e Diplomas às Entidades Formadoras do Distrito.
Na temporada 2024/2025, as 31 candidaturas de Clubes filiados da AFCB foram certificadas, registando-se um aumento de quatro Processos de Certificação, em comparação com o período homólogo (27).
A cerimónia, que decorreu no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em Castelo Branco, contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, e dos Diretores FPF, Júlio Vieira e Horácio Antunes, responsáveis pelos pelouros da Certificação e do Walking Football, respetivamente.
O Presidente da Direção da AFCB, Manuel Candeias, sublinhou o facto de tratar-se da “primeira visita oficial ao nosso distrito do ilustre Presidente da FPF” e agradeceu a disponibilidade demonstrada.
“Quero agradecer por nos ouvir, compreender as nossas dificuldades, apoiar e encontrar, de forma bem evidente, soluções que minimizam essas mesmas dificuldades. Pode contar que estaremos sempre na primeira linha de apoio à estratégia que prometeu seguiu”, referiu, salientando, de imediato, que a mesma “tem concordância absoluta”.
O responsável máximo da AFCB esclareceu que, no Processo de Certificação dos Clubes, “todos são importantes” e destacou o papel das autarquias.
“Os apoios [dos Municípios] neste distrito têm sido preponderantes e determinantes, até para a sustentabilidade da atividade dos nossos Clubes”, abordando a “disponibilidade inesgotável” da autarquia de Castelo Branco”.
“Preocupado com toda a envolvência da prática desportiva, tem apoiado financeiramente a atividade dos Clubes, de uma forma extraordinariamente significativa. Tem feito uma aposta importantíssima na construção e manutenção das infraestruturas desportivas do seu concelho”, afirmou.
Manuel Candeias assumiu que a AFCB sempre defendeu que o Processo de Certificação “seria uma ótima ferramenta para os Clubes atingirem níveis organizativos elevados ou até de excelência, numa perspetiva de otimização dos seus recursos humanos e materiais”.
“O Processo obrigou à implementação de certas práticas, manifestamente benéficas, para a prática desportiva e para a segurança dos diversos agentes desportivos. Esta compreensão dos Clubes, desde a primeira hora, entusiasmou a Subcomissão Distrital e a Comissão Nacional a um apoio permanente e incondicional”.
O Presidente da Direção AFCB garantiu ainda que “os resultados foram, honestamente, os esperados”.
“Esta Associação de Futebol (AF) mantém-se, de algumas épocas a esta parte, no pódio do ranking nacional, no que respeita à aprovação de candidaturas das Entidades que decidem abraçar este processo que, recordo, chegou aos 100%. Os Clubes com processos de organização e gestão desportiva a roçar a excelência e importa apoiar o seu projeto evolutivo. Nesse sentido, esta AF irá, garantidamente, manter o empenho em cuidar deste Processo de Certificação com o rigor que se exige”, disse com entusiasmo.
Manel Candeias admitiu que “o processo não é perfeito” e defendeu que “será necessário a implementação de mais medidas de discriminação positiva para os Clubes destas zonas, que já por si, estão a sofrer da negatividade que a própria negatividade impõe”.
O líder associativo terminou a agradecer a todos os envolvidos no Processo, incluindo a Subcomissão Distrital e a Comissão Nacional, e a felicitar todos os Clubes que conseguiram a Certificação.
O Presidente da FPF, Pedro Proença, destacou a tendência de aumento do número de entidades certificadas na esfera da AFCB desde o início do Processo.
“Formar é investir no melhor do ser humano. É potenciar talento. No futebol, é cultivar os melhores valores da humanidade, por vezes, com um esforço tremendo dos clubes", realçou.
O responsável máximo federativo agradeceu a forma como foi recebido em Castelo Branco, apontando à “resiliência e disponibilidade” sempre demonstrada pelo Presidente da Direção da AFCB, Manuel Candeias.
José Pires, representante da Câmara Municipal de Castelo Branco e Presidente da Freguesia, focou o seu discurso no papel da AFCB e FPF na prática desportiva dos mais novos, lembrando a importância do Desporto no desenvolvimento dos jovens.
Após a entrega das Placas e Diplomas das Entidades Formadoras do Distrito, o Diretor FPF, Horácio Antunes, e a Coordenadora Nacional Walking Football, Rute Silva, apresentaram, aos Clubes presentes, a modalidade e os seus benefícios, apelando à adesão dos mesmos a este Desporto.
Antes da cerimónia, o Presidente da FPF, acompanhado pelo Presidente da Direção AFCB, conheceu e visitou o terreno onde será construída a futura Sede e as obras da Academia AFCB. O momento serviu para Manuel Candeias explicar a génese dos dois projetos e a visão para o futuro da Associação Distrital e Regional.
Fonte/Foto: AF Castelo Branco