Em
A Voz de Castelo Branco

2025/01/16

Arrancam as obras no Largo da Devesa em Castelo Branco

Concelho

Já começaram as obras de beneficiação do Largo da Devesa, em Castelo Branco, que pretendem tornar o Centro Cívico numa zona mais apelativa, agradável e de maior utilidade.
A empreitada, levada a cabo pela Câmara Municipal de Castelo Branco, inclui o reforço das zonas verdes, a reformulação da fonte, a construção de um parque infantil e uma intervenção no quiosque existente.
O projeto é da autoria do arquiteto Josep Luís Mateo, que também projetou o Centro de Cultura Contemporânea da cidade, e tem um investimento que ronda os 740 mil euros e um prazo de execução previsto de 120 dias.

Instalação de bancos e espaços verdes na zona envolvente
Pretende-se reforçar o conforto em áreas de estar, aproximando o público da sombra das árvores, através da instalação de bancos fixos e da criação de espaços verdes, com a inclusão de plantas e arbustos.
Todas as espécies serão pouco exigentes em termos de água, resistentes e adaptadas ao clima local, existindo sistemas de rega gota a gota.

Reformulação da Fonte da Devesa
Tem dois objetivos: atenuar as temperaturas elevadas que se fazem sentir durante a Primavera e o Verão, e ser motivo de atração de visitantes e de promoção do território.
O atual lago/chapinheiro será retirado para dar origem a uma fonte, composta por 2 tanques, com uma componente mecânica de combinação de efeitos de água distintos e apelativos, com luz, laser, imagem e som, oferecendo uma experiência multissensorial única.
Também será criado um sistema de drenagem de águas pluviais, reforçando a capacidade de escoamento.

Construção de Parque Infantil
Contribui para o estímulo das aptidões motoras e sociais das crianças, valorizando o recreio e promovendo os benefícios de brincar num espaço ao ar livre e em contacto com a natureza.
Ficará situado na zona inferior da pérgula, perto do CCCCB, estando prevista a existência de 7 equipamentos, alguns dos quais com capacidades inclusivas.

Intervenção no Quiosque
O quiosque existente, de estrutura redonda, que costuma servir de apoio à realização de eventos, será alvo de algumas melhorias, nomeadamente a inclusão de uma frente contínua em vidro, sendo instalada uma vitrina superior a 2 metros, revestida com vinil adesivo translúcido branco e com um desenho impresso.


Fonte/Foto: CM Castelo Branco
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025
As ideias do Livre para o país
14/04/2025
Mélanie Astles confirmada no Beiras Airshow
14/04/2025
Benfica e Castelo Branco garante manutenção na última jornada do Campeonato de Portugal
14/04/2025
Lusofly Academy com nova base no Aeródromo Municipal de Castelo Branco
11/04/2025
AF Castelo Branco entrega troféu do Cartão Branco de futebol e futsal
11/04/2025
Programação Cultural | Castelo Branco | abril 2025
10/04/2025
Policiais da GNR de Castelo Branco em Operação Raipol 2025
10/04/2025