O incêndio que lavra no concelho de Castelo Branco, nas freguesias de São Vicente da Beira e de Almaceda, mantém-se ativo e com forte intensidade.
Ao início da noite de segunda-feira, 18 de agosto, o fogo deu entrada na aldeia de Paradanta, durante a madrugada chegou à aldeia de Pereiros e já na manhã desta terça-feira, alcançou as aldeias de Partida e Vale de Figueira.
Os meios existentes no terreno são muito reduzidos face à dimensão do incêndio, situação resultante da realidade que o país atravessa, sendo fustigado por vários incêndios simultaneamente.
O Município de Castelo Branco reitera o apelo para que todas as pessoas que estejam em zonas afetadas tenham o máximo de calma e serenidade possíveis, a maior precaução, adotem comportamentos de autoproteção, mantenham-se em confinamento nas suas aldeias e escolham uma zona segura para permanecer.
Relembrem-se e coloquem em prática as medidas de autoproteção antes, durante e após a ocorrência de incêndios, que foram divulgadas nas sessões efetuadas do Programa ‘Aldeia Segura - Pessoas Seguras’, assim como a organização comunitária a efetuar em caso de evacuação.
Em função da evolução do vento e das condições climatéricas, o fogo poderá progredir noutras direções e exigir especial atenção.
Solicita-se, uma vez mais, que a população siga sempre as indicações das autoridades e que, mesmo com as estradas abertas, se evitem deslocações desnecessárias para evitar riscos e para não interferir com as operações de socorro.