A iniciativa do Município foi direcionada para os empresários de Castelo Branco, de forma a dar-lhes ferramentas no mundo da internacionalização.
O Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, fez a abertura na Sessão de boas-vindas, onde referiu que “nós temos bons exemplos de empresas no nosso concelho, que são inovadoras e competitivas, e devemos divulgar e promover mais aquilo que de bom temos”. Avançou com números relativos às PME (pequenas e médias empresas) líder, realçando que Castelo Branco se situa como o 13º Município a nível nacional e como o 1º concelho no distrito.
“A dinâmica empresarial impacta quem cá vive, mas ambicionamos mais e, por isso, temos procurado novas oportunidades e alargar contactos internacionais”. A este propósito, anunciou que a Vereadora Patrícia Coelho estará presente na FIN - Feira Internacional de Negócios do Brasil, que acontecerá de 13 a 15 de maio no Estado de Santa Catarina; e que ele fará, em breve, uma visita a Manchester para assinar um novo protocolo com a cidade inglesa e com a Universidade Metropolitana local, na presença de empresários do Reino Unido.
O Autarca informou que o Município está a construir “um regulamento de apoio ao investimento, uma ferramenta importante para o qual iremos solicitar a participação dos empresários, de modo a obtermos contributos e podermos definir os incentivos que a Câmara Municipal poderá atribuir às empresas que investem no nosso concelho”.
Leopoldo Rodrigues frisou a potencialidade da zona envolvente ao Aeródromo Municipal para fixação de novas empresas e falou, ainda, sobre o Bordado de Castelo Branco que tem registado, nos últimos anos, um aumento de encomendas e de resultados económicos.
Seguiu-se um momento de quebra gelo, com pitchs curtos, que contou com as apresentações da empresa PDMFC, com forte presença no mundo dos Sistemas de Informação, fornecendo e implementando soluções de última geração; da empresa INTROSYS, multinacional que oferece soluções de automação industrial, instalação elétrica e mecânica para a indústria da manufatura; e também do Estado de Paraíba, que tem vários programas alicerçados no Turismo e é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, com queijos premiados.
De seguida, teve lugar o Workshop ‘Ferramentas de Comunicação Com Clientes Internacionais’, da autoria de Filipe Silva e Neuza Tavares, da Market Access, onde foram abordados vários temas, como Comunicação Intercultural, Adaptação Cultural, Cultura Empresarial e Comunicação Direta versus Indireta, tendo sido dadas indicações das melhores formas de utilização de ferramentas de tradução e de ferramentas de comunicação, como emailing, vídeo-conferências e WhatsApp, complementando com exemplos práticos.
Houve também tempo para colocação de questões, dúvidas e partilha de experiências que tornou a sessão ainda mais interessante.
A Vereadora da Câmara Municipal com o Pelouro do Desenvolvimento Económico, Patrícia Coelho, fez o discurso de Encerramento, agradecendo a presença de todos e mostrando-se confiante na realização futura de mais eventos desta natureza, visto que são úteis e bastante produtivos, possibilitando a troca de ideias, conhecimentos e contactos.
Fonte/Foto: CM Castelo Branco