O Município de Castelo Branco marcou presença pela primeira vez na 36ª edição da maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, a FIA - Feira Internacional de Artesanato, que decorreu entre os dias 29 de junho e 7 de julho, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Na inauguração, dia 1 de julho, o Presidente da Câmara Municipal, Leopoldo Rodrigues, esteve presente no evento, reforçando a importância da participação nestes certames para a promoção do concelho e aumento da economia da região, juntamente com o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Moreira. Em representação das artes e ofícios da nossa região estiveram 12 artesãos que se destacam nas artes de Bordado, Tecelagem, Pintura e Cerâmica, Marcenaria, Acordeão, Azulejaria e Viola Beiroa, que abriu este primeiro dia com uma atuação musical, acompanhados pela voz da Ana Sofia Ventura, natural da região.
De entre os mais de 500 expositores, o stand albicastrense destacou-se com uma excelente revisitação diária aos vários produtos endógenos da nossa região, desde azeite, mel, queijos, vinhos, presuntos regionais, borrachões, bicas de azeite, broas de mel, entre muitos outros, que fazem já inevitável sucesso junto dos curiosos. Em exposição estiveram, também, três coordenados de Bordado de Castelo Branco, da autoria das vencedoras do Concurso Nacional Bordado Castelo Branco na Moda’24, que, recordamos, foram Catarina Cruz, Ana Paula Oliveira e Paula Fonseca Branco.
No dia 5 de julho, houve ainda lugar a um Showcooking, com o chef Eduardo Martins, que confecionou Blinis de Azeitona com Cremoso de Mel da Beira Baixa e Presunto regado com Azeite, todos produtos regionais e representativos dos sabores tradicionais que nos são caraterísticos e nos distinguem por todo o Mundo.