O Troféu Ambiental da FIM é uma distinção da entidade que tutela o desporto motorizado das duas rodas a nível mundial em que reconhece a forma como as organizações ligadas ao fenómeno do desporto do motociclismo contribuíram para a preservação e a proteção do meio ambiente, com a promoção de uma maior consciencialização para as questões ambientais.
Em 2022, o troféu foi atribuído à Escuderia Castelo Branco pelo trabalho que a organização albicastrense tem desenvolvido nesta área e, em particular, pelo projeto de sustentabilidade e ambiental que apresentou e aplicou durante o 1º Estágio de Mini Enduro no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, que teve lugar no dia 4 de junho.
Para além de praticarem enduro durante o estágio, os participantes foram incentivados a separarem os resíduos, adotarem uma alimentação saudável, entre outros. A iniciativa recebeu, desde logo, a certificação de ECO EVENTO, atribuída pela VALNOR, a entidade parceira da Escuderia em tudo o que se relaciona com a política ambiental da organização.
O Troféu Ambiental foi atribuído pela FIM a este projeto da Escuderia e que ficou à frente de candidaturas como o Mundial de Endurance, realizado no circuito francês de Paul Ricard, ou do campeonato de Mini Motas Elétricas que teve lugar em Espanha.
Durante a cerimónia, Nelson Matos, diretor da Escuderia Castelo Branco, afirmou que “a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são elementos fundamentais na rotina diária da Escuderia Castelo Branco e, têm ainda mais ênfase nas competições que organiza. Temos procurado deixar uma pegada cada vez menor em tudo o que fazemos. A Escuderia promove hábitos amigos do ambiente. Tem os desportos motorizados na sua génese e sabe que só com a defesa de formas de estar mais sustentáveis é que será possível que os mesmos continuem a ter praticantes e um futuro consistente”.