O General Ramalho Eanes descerrou, na segunda-feira, 20 de março, placa com o seu nome, numa das principais Avenidas de Castelo Branco, situada entre a Praça Rainha D. Leonor e a Rotunda do Milénio, na entrada sul da cidade.
"A vossa iniciativa irá contribuir para que os meus filhos e netos continuem a sentir esta cidade como sua", disse aquele que foi o primeiro Presidente da República eleito democraticamente no pós 25 de Abril de 1974, e que nasceu em Alcains.
O antigo Presidente da República falava na sessão solene que antecedeu, no salão nobre dos Paços do Concelho, o descerrar da placa, agradecendo dessa forma o facto da cidade ter atribuído o seu nome a uma das avenidas de Castelo Branco.
"Aqui criei raízes profundas. Saí de Castelo Branco para frequentar a então Escola do Exército. Fui destacado para Goa, Macau, Moçambique, Angola, Timor e Cabo Verde. Regressava a Castelo Branco quando vinha dessas missões. Aproveitava as breves estadias em Castelo Branco para dialogar com ela", referiu, numa intervenção emocionada, onde recordou os pais.
"Castelo Branco não é o meu chão de nascimento, mas é o meu chão de memórias. Aqui vivo desde tenra idade e concluí o percurso liceal. Aqui vivi a minha juventude", recordou.