Em
A Voz de Castelo Branco

2025/01/24

Homem de 56 anos detido em flagrante por caça em área de proteção

Concelho

O Comando Territorial de Castelo Branco, através da Equipa de Proteção da Natureza e do Ambiente em Zona Específica (EPNAZE) da Reserva Natural da Serra da Malcata, no dia 16 de janeiro, deteve um homem de 56 anos por caça em área de proteção, no concelho de Penamacor, divulga, em comunicado, a GNR de Castelo Branco.
No âmbito de uma ação de prevenção e fiscalização do ato venatório, os elementos da EPNAZE surpreenderam o suspeito enquanto caçava a menos de 250 metros de um povoado, motivo que levou à sua detenção em flagrante. Durante a ação, foi apreendida uma arma de caça e 22 munições.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial do Fundão.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) relembra que existem áreas de proteção onde o exercício da caça é interdito, devido ao risco que pode representar para a vida, saúde ou tranquilidade das pessoas, ou pela possibilidade de causar danos materiais. 
Entre estas áreas incluem-se:
• Praias de banho e respetivos terrenos adjacentes;
• Terrenos adjacentes de estabelecimentos como escolas, hospitais, prisões, lares de idosos, de proteção à infância, instalações militares ou de forças de segurança, entre outros serviços sensíveis;
• Infraestruturas como estações radioelétricas, faróis, portos marítimos e fluviais, aeroportos, instalações turísticas, parques de campismo e desportivos;
• Instalações industriais e de criação animal, bem como terrenos circundantes a estas áreas, numa faixa de 500 metros de proteção;
• Povoados, numa faixa de proteção de 250 metros;
• Vias de comunicação, incluindo estradas nacionais (EN), itinerários principais (IP), itinerários complementares (IC), autoestradas, estradas regionais das Regiões Autónomas (ER) e linhas de caminho de ferro, numa faixa de proteção de 100 metros.
O cumprimento destas medidas é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da população e a proteção dos bens e infraestruturas.
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Castelo Branco prolonga situação de calamidade até 8 de fevereiro
3/02/2026
Radares de Velocidade | Castelo Branco | fevereiro 2026
3/02/2026
Prejuízos “são mais do que suficientes” para ativar fundo de solidariedade europeu
2/02/2026
Comissão Municipal de Proteção Civil apresenta dados de 2025 e atividades para 2026
2/02/2026
Município promove ação de voluntariado na recuperação de Castelo Branco
30/01/2026
Dois arguidos por furtos em residências e recuperação de material furtado
30/01/2026
Reabertura de alguns estabelecimentos de ensino no concelho
29/01/2026
Município reúne com Presidentes das Juntas de Freguesia para solucionar ocorrências registadas
29/01/2026