Em
A Voz de Castelo Branco

2025/02/11

Inauguradas novas instalações da EVOX na Zona Industrial de Castelo Branco

Concelho

A EVOX, líder do mercado nacional na área das tecnologias para os resíduos, inaugurou as suas novas instalações na Zona Industrial de Castelo Branco, no dia 4 de fevereiro, depois de ter estabelecido um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal para a cedência do pavilhão que ficou livre com a saída da Mecalbi para instalações próprias.
O Município de Castelo Branco é parceiro desta empresa cujos projetos-pilotos permitem “perceber os problemas e resolvê-los”, dando as condições para Castelo Branco “ser um exemplo ao nível de questões da sustentabilidade, das alterações climáticas e das perdas de água”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, presente na inauguração.
Leopoldo Rodrigues elogiou a visão de negócio do albicastrense Hélio Silva, fundador e CEO da EVOX Technologies, e a sua aposta em Castelo Branco, que ajuda a “afirmar a excelência daquilo que existe neste território e nesta região”.
A EVOX foi criada em 2016, em Castelo Branco, e agrega duas áreas - software e hardware - para desenvolver soluções na área dos resíduos. Em 8 anos, a equipa cresceu de 2 para 30 colaboradores, tendo obtido receitas na ordem dos 3 milhões de euros em 2024.
Neste momento, informou Hélio Silva, “os projetos-piloto dos produtos inovadores estão em fase de implementação, nomeadamente no Município de Castelo Branco, onde queremos começar a testar para depois levar a tecnologia para outros mercados”.
Atualmente, a EVOX posiciona-se como líder de mercado nacional. A nível internacional, está a dar os primeiros passos em Espanha, Itália e também na América Latina.
Em termos de produtos inovadores e revolucionários, destaque para a plataforma 360Waste, que agiliza o processo de recolha e gestão dos resíduos, através de dados registados nas recolhas diárias; o 360Waste DR1 (depósito e retorno), que promove boas práticas de reciclagem, através de um sistema que reconhece os resíduos e recompensa os cidadãos; e um projeto de Inteligência Artificial, através da utilização de câmaras nos camiões de recolha, que permite detetar problemas.

 

Fonte/Foto: CM Castelo Branco
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
TRIURBIR com projetos que reforçam desenvolvimento económico na região
8/07/2025
Projeto Summer Football School com muito futebol e diversão
8/07/2025
Apresentado projeto do Centro de Dinamização Empresarial, Cultural e Desportiva
7/07/2025
AFCB e CM Castelo Branco assinam Protocolo de Cooperação
7/07/2025
SEPNA recolhe ninhada de morcegos-orelhudos-castanhos
3/07/2025
Autarquia distinguida com Prémio Cinco Estrelas Regiões
3/07/2025
Joana Teixeira vence Festival Nacional da Canção Rural
2/07/2025