Em
A Voz de Castelo Branco

2022/11/15

InovCluster lança marca "Queijos do Centro Portugal" para valorizar fileira pastorícia

Concelho

A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro - InovCluster, sedeada em Castelo Branco, acaba de lançar a marca “Queijos do Centro Portugal”, criada para diferenciar os queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) da região Centro no mercado e acrescentar valor à fileira económica da pastorícia.

A nova marca, criada pela ‘Ivity Brand Corp’, abarca três submarcas figurativas, inspiradas em elementos culturais e icónicos de cada território, criando uma distinção e identidade própria para os três queijos com DOP da região Centro: Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal.

“O objetivo é capacitar estas regiões para a preservação e reconhecimento do valor do seu passado associado ao fabrico de queijo, mas também reforçar e incentivar para um futuro mais sustentável e com mais amor pelas artes e ofícios da cultura nacional”, refere, em comunicado, a InovCluster.

A marca “Queijos do Centro Portugal” foi lançada pelo Agroindustrial do Centro, no âmbito da parceria do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da região Centro.

Unidos por este novo rótulo, os queijos com DOP da região Centro partilham entre si a “cura” ou uma maturação rigorosa e o tempo de espera necessário para uma afinação perfeita do seu sabor.

As 15 entidades parceiras do programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tomaram este como um dos grandes desafios do projeto.

“A parceria foca-se agora na próxima etapa que será a boa implementação destas marcas no mercado, conseguindo uma boa adesão por parte dos produtores e consumidores”, conclui a nota.

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, iniciado em 01 de janeiro de 2019, envolve um investimento total de 2,7 milhões de euros, sendo que 2,3 milhões correspondem a este programa, financiado em 85% pelo Centro 2020, e 428 mil euros dizem respeito à iniciativa Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro, financiada em 65% através do Valorizar.

Na globalidade, o projeto envolve um total de 15 entidades da região Centro e abrange a produção de queijos DOP da Serra da Estrela, da Beira Baixa e do Rabaçal.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarca de Castelo Branco reúne com freguesias e esclarece apoios e instalação de antenas de comunicação
5/02/2026
Ação de voluntariado ajuda a recuperar Castelo Branco dos estragos provocados pela Depressão Kristin
5/02/2026
Aeronáutica de Castelo Branco promove Curso Profissional de Mecânico de Aeronaves e Material de Voo
4/02/2026
Ministro da Agricultura garante apoios e rapidez a todos os prejudicados pela Depressão Kristin
4/02/2026
Castelo Branco prolonga situação de calamidade até 8 de fevereiro
3/02/2026
Radares de Velocidade | Castelo Branco | fevereiro 2026
3/02/2026
Prejuízos “são mais do que suficientes” para ativar fundo de solidariedade europeu
2/02/2026
Comissão Municipal de Proteção Civil apresenta dados de 2025 e atividades para 2026
2/02/2026