Em
A Voz de Castelo Branco

2023/07/11

Investigação dirigida ao paraquedismo em tese de doutoramento de docente da ESECB-IPCB

Concelho

Tiago Machado, docente convidado da Escola Superior de Educação do IPCB, concluiu o doutoramento na Universidade de Extremadura (UEX), com a apresentação da tese “Antropometria, Traços de Personalidade e Carga Interna Objetiva em Atletas de Paraquedismo”.

Orientado pelos docentes João Serrano (ESECB-IPCB) e Sergio Ibáñez (UEX), o trabalho de investigação incidiu em diferentes áreas das Ciências do Desporto, contribuindo na ampliação de conhecimento numa modalidade com características muito particulares, em que o objeto de estudo se centrou especificamente no atleta: o paraquedismo.

 

Os resultados obtidos são de extrema importância para conhecer a composição corporal, os traços de personalidade e como os paraquedistas reagem fisiologicamente a um salto de paraquedas.

Fizeram parte do júri os Professores Doutores José Pino Ortega (Universidad de Murcia), David Mancha Triguero (Universidad de San Pablo-Ceu de Sevilha) e Francisco León Guzmán (Universidad de Extremadura).

Este estudo teve o apoio da Camara Municipal de Proença-a-Nova, da Federação Portuguesa de Paraquedismo, da Escola de Paraquedismo SkyFunCenter e do Grupo de Optimización del Rendimento Deportivo (GOERD) da Faculdade de Deporte da UEX.

 

(In ipcb)

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Seleção Sub-13 joga Torneio Interassociações Futsal joga “em casa”
17/04/2025
Politécnico de Castelo Branco marca presença na Missão CCISP no Brasil
17/04/2025
ULS de Castelo Branco realiza primeira gastroenterostomia guiada por endoscopia
16/04/2025
Cinco arguidos por furtos em supermercados no concelho
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Mercadinho da Páscoa chega à Praça 25 de Abril a partir desta quinta-feira
15/04/2025
ALBIGEC está a admitir funcionários para a "Época Balnear de 2025"
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025