O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) deu início à terceira edição do Curso Pré-Universitário, a segunda direcionada a estudantes da América Latina.
Este programa, que visa preparar alunos internacionais para o ensino superior em Portugal, conta com a participação de 31 estudantes provenientes do Equador, Venezuela, Costa Rica, Bolívia, Colômbia e Peru. Onze destes alunos chegaram esta semana a Castelo Branco, estando a chegada dos restantes 20 prevista para breve.
Com a coordenação da Vice-Presidente do IPCB, Ana Vaz Ferreira, o objetivo principal destes cursos é reforçar as competências dos estudantes em Língua e Cultura Portuguesa, e em conteúdos do ensino secundário nas áreas específicas para prosseguimento de estudos que poderão estar alinhados com os cursos da instituição.
Para além do nivelamento da formação, o curso permite também que os estudantes internacionais tenham um período de ambientação em Portugal, facilitando a transição não só entre níveis de ensino, como também entre diferentes países e culturas.
Com duração de um semestre, e términus agendado para 18 de julho, o Curso Pré-Universitário é lecionado por docentes do IPCB e docentes convidados com disciplinas nas áreas de Língua e Cultura Portuguesa, Comunicação, Desenvolvimento Humano, Projetos de Cidadania, Metodologias de Investigação e TIC, além de um conjunto de disciplinas específicas.
Estes cursos são organizados no âmbito do CILCE – Centro Interdisciplinar de Línguas, Cultura e Educação, uma Unidade Funcional do IPCB.
Fonte/Foto: IPCB