Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do PIPAS - Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco, promovido pela Junta de Freguesia, com o apoio do Município, que contou com mais de 1.300 participantes.
Em língua castelhana, o vencedor é o poeta cubano Luiz Manuel Pérez Boitel, com a obra ‘Las Tentaciones Griegas’; em língua portuguesa, o vencedor é o poeta português Amadeu Batista, com a obra ‘As Sombras Nítidas’.
Ambos serão premiados com 3.500€ e a publicação de 30 exemplares bilingues das respetivas obras. A entrega dos prémios acontecerá no dia 20 de julho, durante o ROIZ IV - Encontro Luso-Hispano-Americano de Música e Poesia.
Foram, também, atribuídas duas menções honrosas a João Manuel Vilela Rasteiro, com ‘Anatomia de Uma Derrota’, e a José Manuel Martín Portales, com ‘Lábios Tiene El Silencio’.
O anúncio foi feito no dia 22 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Município, onde Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, lançou o desafio de, no futuro, o PIPAS passar a ser trilingue, incluindo também a língua inglesa.
Esta ideia foi bem recebida por José Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, e por Alfredo Pérez Alencart, Presidente do Júri do PIPAS, especialmente pela forte ligação que Castelo Branco tem com a cidade inglesa de Manchester e pela possibilidade de ampliar o alcance do Concurso e da poesia do albicastrense António Salvado.
Fonte/Foto: CM Castelo Branco