Telma Monteiro disse, na segunda-feira, que a Federação Portuguesa de Judo (FPJ) despediu a albicastrense Ana Hormigo do cargo de treinadora, à beira do apuramento olímpico.
“Hoje a federação despediu a treinadora Ana Hormigo, por email, no dia antes da equipa viajar! Sem a equipa ou a própria saber de forma antecipada”, lamentou a judoca na sua página pessoal na rede social Facebook.
Segundo Telma Monteiro a decisão foi comunicada na assembleia da federação, onde “soube que o presidente informou os presentes, que os atletas que escreveram a carta aberta há uns meses, terão esta semana para se retratarem ou serão levados a tribunal”.
Dirigindo-se a Ana Hormigo, Telma Monteiro diz que espera como atleta “de alguma forma continuar a ter a tua presença nas competições e espero que as entidades responsáveis intervenham nesse sentido”, afirmando ainda que “como amiga digo-te que fico feliz que não tenhas mais de lidar diretamente com essa instituição. Que sorte a tua!”.
Ana Hormigo assumiu em agosto o apoio aos atletas que assinaram uma carta aberta ao presidente da FPJ, contestando o tratamento da parte da instituição dirigida por Jorge Fernandes.
A Escola de Judo Ana Hormigo contestou também a não convocação de Adriana Torres para o Festival Olímpico da Juventude Europeia e para o campeonato do mundo de cadetes.
Na mesma altura a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco anunciou que retirava o apoio político e institucional ao presidente da federação.