Os Campeonatos Nacionais de Juniores Individual e de Equipas 2023, decorreram no passado fim de semana, dias 11 e 12 de março, na cidade de Coimbra, no Pavilhão Desportivo Mário Mexia.
No passado sábado, realizou-se o Campeonato Nacional de Juniores para judocas sub 21, estando inscritos mais de 331 atletas de todo o país, estando em representação da Escola de Judo Ana Hormigo, 8 judocas.
Adriana Torres esteve em grande destaque ao sagrar-se Vice-Campeã Nacional de Juniores na categoria –63 kg. Na primeira ronda ficou isenta, na segunda ronda venceu a atleta da Ribeira Grande e na meia-final derrotou a atleta Sport Algés e Dafundo. Na final, o combate esteve bastante equilibrado, decidindo-se no tempo de prolongamento, após um contra-ataque da adversária dos Açores que viria a ganhar o título nacional.
Matilde Gonçalves também se destacou na sua nova categoria de peso, - 48 kg, ao vencer a medalha de bronze na categoria. Na sua poule saiu em primeiro lugar vencendo os 3 combates frente às adversárias do Beira Mar, Academia de Judo Filipa Cavalleri e Universidade Lusófona. Na meia-final acabou por ceder frente à atleta de Aveiro, A4JP, arrebatando assim a medalha de bronze.
João Dias, na categoria –81 kg, campeão nacional de juniores 2022, acabou por conquistar um honroso 5º lugar na categoria. Venceu o primeiro combate frente ao atleta do Sport Algés e Dafundo, cedeu nos quartos de final frente ao atleta de Portimão. Na repescagem venceu frente aos adversários do Ginásio Clube Português e do Clube de Judo do Montijo. No combate de atribuição do bronze acabou por ceder frente ao atleta de Sintra.
No dia seguinte, na competição por equipas, a Escola de Judo Ana Hormigo apresentou-se com uma equipa feminina e com uma equipa masculina. Nos femininos a equipa alcançou a medalha de bronze numa prova que contou com 7 equipas. Na poule a Escola de Judo Ana Hormigo venceu dois encontros frente ao Sporting Clube de Portugal (4-1) e Escola de Judo de Coimbra (3-2). Cedeu no encontro com o Pragal por 3-2, passando para a meia-final em 2º lugar e defrontando o 1º classificado da outra poule. No acesso à final, a equipa de Castelo Branco acabou por sair derrotada por 3-2 frente à equipa do Sport Algés e Dafundo, subindo assim ao pódio para receber a medalha de bronze.
A equipa masculina esteve na disputa das medalhas, mas acabou por ficar em 5º lugar da geral, repetindo o resultado de 2022. No primeiro encontro venceu o Gualdim Pais, no segundo encontro cedeu para o Sporting Clube de Portugal, na repescagem venceram o Montijo e o ACM de Coimbra. Na atribuição da medalha não conseguiram vencer o Sport Algés e Dafundo.
Os resultados dos juniores foram bastante promissores, dando bons indicadores para os próximos eventos internacionais. De realçar que o Campeonato do Mundo de Juniores se realiza este ano em Portugal em outubro.