Em
A Voz de Castelo Branco

2025/05/20

MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA

Opinião

BILHETE POSTAL
Por Eduardo Costa

“Mostrar a realidade e dizer, ou fazer dizer, a verdade nunca pode ser contra o Governo, mas sim uma forma inteligente e crítica de o ajudar.”

Fixei este pensamento de Mário Soares para lembrar no seu centenário. Explica bem o que deve ser a relação entre a imprensa, o chamado quarto poder, e os governos, sejam eles nacionais ou locais. 

Numa fase negra da nossa imprensa de proximidade, o governo decidiu cortar para um terço o apoio à leitura, que era de 100%. Essa decisão ia ditar a morte de uma grossa parte dos nossos jornais. Falei com Mário Soares e foi ele que, com a sua magistratura de influência, convenceu o governo a reduzir para 90 por cento! 

Não virou as costas ou olhou para o lado. Firme nos seus princípios, achou essencial manter vivos os nossos jornais. Sempre havia defendido que os concelhos precisavam dessa imprensa livre para ter capacidade de escrutínio sobre o Poder Local.

Também não foi difícil convencer o então Presidente da República a deslocar-se às novas instalações do Correio de Azeméis para as inaugurar. Sempre respondia com entusiasmo ao que à imprensa local e regional dizia respeito. Devemos gratidão. E assumimos que somos gratos aos que se mostram amigos da nossa imprensa de proximidade. Citando o filósofo Cícero, “Nenhum dever é mais importante que a gratidão”. 


Assim, não me é estranha a admiração que sempre nutri por Mário Soares. Optei por uma vida de paixão por assegurar o direito de informar e de ser informado nas comunidades locais. Desta feita, enquanto presidente da associação nacional senti uma motivação extra para fazer algo que perpetuasse a sua memória, no seu centenário. O Brasil, que confessou amar, acolheu uma ideia minha, criando um espaço onde a sua memória vai viver para sempre, em Brasília. O espaço foi inaugurado há dias. Cerimónia de pompa e circunstância, presidida pelo Presidente da República em Exercício, Geraldo Alckmin. 

Missão cumprida. Como Mário Soares disse, “as pessoas vivem no coração dos seus amigos”.
 

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional
(Este artigo de opinião semanal é publicado em cerca de 50 jornais) 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Festival Sabores de Perdição recebe tributo a Bruce Springsteen
20/05/2025
Parque Urbano recebe exposição ‘80 anos dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco’
20/05/2025
Revelados os nomeados da XIV Gala do Futebol da AF Castelo Branco
19/05/2025
Parque do Barrocal recebe fim de semana especial
19/05/2025
A iniciativa 'O Beiras Vai à Escola’ aproxima cerca de cerca de 300 estudantes do mundo da aviação
16/05/2025
AF Castelo Branco, Município da Sertã e IPCB assinam Protocolo
16/05/2025
Mulher arguida por furto em instituição bancária e recuperação de quatro mil euros
15/05/2025