O incêndio que começou em Piódão e que entrou no concelho de Castelo Branco no dia 18 de agosto está, na manhã desta quarta-feira, ligeiramente mais calmo, fruto das condições meteorológicas que se fazem sentir e, principalmente, ao elevado esforço no combate levado a cabo pelos Bombeiros e por todos os restantes Agentes de Proteção Civil presentes no teatro de operações.
Neste momento, não existem habitações em perigo no concelho.
Porém, há a lamentar a destruição de uma casa de primeira habitação na localidade de Casal da Serra, na freguesia de São Vicente da Beira. A casa ardeu por completo, ao início da madrugada.
A Câmara Municipal de Castelo Branco lamenta profundamente esta situação, mostrando-se disponível para prestar toda a ajuda e o apoio necessários.
Durante a noite e madrugada, combateram-se as chamas, sobretudo, no perímetro de Casal da Serra, Torre, Louriçal do Campo, no Bairro do Caldeira, em São Vicente da Beira e na área envolvente da Capela da Senhora da Orada.
Apesar da evolução mais amena do incêndio, regista-se um combate às chamas com alguma preocupação na zona da Ribeira de Eiras e Vale da Figueira.
O Município e a Proteção Civil alerta sobre a importância de manter a atenção, uma vez que o vento e as condições climatéricas podem alterar a trajetória e a intensidade do fogo.
Reiteram o apelo para que toda a população siga sempre as instruções das autoridades - Bombeiros, GNR ou Proteção Civil:
Evite circular nas estradas de acesso aos locais do incêndio. As operações estão em curso e os meios aéreos encontram-se a fazer descargas.
Permaneça atento a novas indicações através dos canais oficiais.
A colaboração de todos é essencial para a segurança da comunidade.
Fonte/Foto: CM Castelo Branco