Malpiqueijo alcançou um dos ouros em competição com 40 países. Queijos da Soalheira venceram em concurso nacional.
O queijo curado de ovelha amanteigado da Malpiagro acaba de ser premiado com o ouro no The World Cheese Awards, um dos mais relevantes concursos de queijos a nível mundial.
A empresa oriunda de Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco, somou ainda um galardão de bronze para o queijo curado de ovelha.
Ao todo foram premiados apenas 13 queijos portugueses e destes somente o curado de ovelha da Malpiagro obteve o ouro.
Melhores só dois outros queijos portugueses que obtiveram prémios “super ouro”, sendo a Malpiagro a única queijaria do distrito a ser premiada neste concurso.
A empresa manifestou “muito orgulho” neste resultado prometendo quer vai continuar a trabalhar diariamente para entregar aos clientes “o melhor e mais genuíno dos sabores”. Esta foi a segunda vez que a Malpiagro, detentora da marca Malpiqueijo, concorreu ao The World Cheese Awards.
No ano passado regressou da cidade espanhola do Oviedo com três prémios: um ouro para o queijo curado de ovelha e cabra, uma prata para o queijo curado de ovelha e um bronze para o queijo curado de ovelha amanteigado, que acabou por sair valorizado do concurso deste ano.
Esta estreia no concurso internacional tinha coincidido com a concretização de um investimento de um milhão de euros em novas instalações na Zona Industrial de Castelo Branco, que marcou também a transferência da produção de Malpica do Tejo para a sede de concelho.
O The World Cheese Awards, que este ano se realizou no País de Gales, contou com a participação de quatro mil queijos de produtores de 40 países e destes apenas 16 obtiveram o prémio máximo, não havendo queijos portugueses nesta lista.
Mas entre o grupo restrito de grandes vencedores encontra-se uma queijaria portuguesa, de Mangualde, que produz queijo Serra da Estrela.
Poucos dias antes de conhecidos os resultados do The World Cheese Awards foram também divulgados os eleitos do Concurso Queijos de Portugal, promovido pela ANIL, a Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.
Para a Soalheira, no Fundão, foram duas menções honrosas, uma para o queijo de cabra de cura normal da Queijaria da Soalheira e outra para o queimoso da Monte da Soalheira.
A este concurso apresentaram-se 182 queijos em 23 categorias, dos quais resultaram 23 vencedores e 46 menções honrosas.