A Seleção Distrital Sénior da Associação de Futebol de Castelo Branco venceu a Fase Zonal do Centro da UEFA Regions Cup, que se realizou de 8 a 10 de dezembro, no distrito de Leiria, seguindo assim para a Fase Final da competição. Os albicastrenses terminaram na liderança do Grupo, com 7 pontos, fruto de duas vitórias e um empate.
O conjunto de Castelo Branco tinha como adversários as congéneres de Leiria, Coimbra e Santarém. A equipa demonstrou, durante a toda a prova, grande qualidade e um enorme espírito de sacrifício e de entreajuda.
No primeiro encontro, dia 8 de dezembro, diante da AF Coimbra, a turma liderada pelo Selecionador Distrital, Francisco Pires, venceu por 3x0. Fernando Cunha bisou e João Cruz fechou as contas do jogo.
Na partida seguinte, a 9 de dezembro, o oponente era a equipa da casa – a AF Leiria. Ainda assim, o conjunto da Beira Baixa não se deixou intimidar e voltou a triunfar, novamente por 0x3. Fernando Cunha e Pelé, por duas ocasiões, construíram o resultado.
A nossa Seleção chegou assim à última jornada a depender de si e a necessitar apenas de um empate para carimbar a passagem à Fase Final da UEFA Regions Cup.
A AF Castelo Branco liderava com seis pontos e, no segundo posto, estava a AF Santarém, com quatro pontos – o adversário da última ronda.
Num jogo muito equilibrado e físico, os ribatejanos chegaram à vantagem aos 85 minutos, mas em tempo de compensação, numa jogada de insistência, Edison António finalizou ao segundo poste, restabelecendo a igualdade e confirmando o apuramento dos albicastrenses.
Num balanço geral, o Selecionador Distrital estava satisfeito com a prestação do grupo, realçando que, mais importante que o apuramento, é o “nível de empenho e compromisso exibidos”.
“A prestação da equipa foi positiva e isso não depende do apuramento, embora tenhamos noção de que alcançar esse objetivo é o que fica registado e não escondamos que nos deixa bastante satisfeitos. Medimos o nível essencialmente pelo empenho e compromisso demonstrado pelos jogadores e como isso se traduziu em campo, daí ficarmos com uma sensação positiva e com noção de que é possível evoluir mais”, afirmou.
A equipa finalizou esta fase da competição sem derrotas e com sete golos marcados e apenas um sofrido. Para Francisco Pires, esta coesão coletiva advém, uma vez mais, do compromisso e do carater dos jogadores.
“Explica-se pelos fatores que referi anteriormente: o empenho e compromisso dos jogadores, que é muito revelador do seu caráter. Por outro lado, o trabalho que vão realizando nos Clubes e que ajuda a que tenhamos jogadores melhor preparados. A esse nível, aproveitar para deixar um agradecimento público aos Clubes e aos seus diretores e treinadores pela compreensão e colaboração para com esta Seleção”, salientou.
Para a fase fina
l da UEFA Regions Cup, o treinador promete os mesmos valores demonstrados até então: “humildade, coragem e muita ambição”.