Em
A Voz de Castelo Branco

2025/12/16

Seleção Futebol Feminino Sub-16 vai disputar Liga Bronze

Desporto

A Seleção Distrital Sub-16 Futebol Feminino participou, de 12 a 14 de dezembro, na Fase Zonal do Torneio Interassociações do respetivo escalão, em Leiria.

As albicastrenses mediram forças com as congéneres de Leiria e Lisboa, averbando duas derrotas, sendo assim integradas na Liga Bronze da Fase Final do Torneio Interassociações.

A Selecionadora Distrital confessou que é difícil fazer um balanço, uma vez que o “nível da competição” foi elevado e os “resultados refletem isso mesmo”. Houve ainda algumas adversidades sentidas na preparação e na competição, mas ainda assim, “o comportamento das jogadoras foi exemplar”.

“Foi um contexto muito exigente, em que as nossas atletas tiveram de competir a um nível bastante elevado e diferente do nosso e a que não estão habituadas. Tínhamos um grupo reduzido e adaptado, com jogadoras mais novas e a acrescentar, no primeiro jogo, duas atletas ficaram impossibilitadas de competir nos dois jogos por lesão. No entanto, o grupo mostrou sempre determinação em dar o seu melhor contributo individual e coletivo e demonstraram um comportamento exemplar durante todo o Torneio”, referiu.

Cândida Preta considerou que a equipa sentiu “alguma ansiedade natural”, mas que foi “corajosa” na abordagem ao jogo.

“A equipa reagiu com alguma ansiedade natural, mas no geral, a abordagem aos jogos foi sempre com uma atitude corajosa e de compromisso em tentar fazer e dar o seu melhor. Foi-lhes incutido apresentarem sempre uma atitude de orgulho em estar onde estavam, mantendo o foco naquilo que podíamos controlar, sempre com humildade e respeito por todos. Foram sempre umas lutadoras”, reforçou.

O nível de exigência superior é visto como algo positivo e importante para o futuro desportivo das jogadoras.

“Todas as fases dos Torneios Interassociações proporcionam evolução a vários níveis. Acredito que este contexto mais exigente foi crucial para o desenvolvimento das atletas. Confrontaram-se com um nível de intensidade e competitividade superior ao habitual e, certamente, que houve vários benefícios técnicos, táticos e psicológicos. Superar estas dificuldades contribui para o desenvolvimento da resiliência e da força mental, fatores preditivos de sucesso a longo prazo”, apontou.

Os olhos já estão postos na Fase Final e a preparação da mesma será feita tendo em conta “os indicadores dados nesta Fase Zonal”.

“Com os indicadores que esta fase nos deu, vamos trabalhar, já a partir do próximo treino, para tentar melhorar o que identificámos como fragilidades e potenciar ainda mais os nossos pontos fortes”, explicou.

A treinadora felicitou as jogadoras pela “prestação na fase anterior do Torneio Interassociações”, em que tiveram “bons momentos e competimos com garra”, o que lhes possibilitou “ganhar uma experiência valiosa em contextos de jogo mais exigentes”.

“Agora, o nosso foco muda para a Liga de Bronze. Este é o nosso próximo grande objetivo e uma excelente oportunidade para mostrar a nossa evolução e o nosso verdadeiro valor enquanto equipa. A experiência que ganhámos até aqui vai ser a base do nosso trabalho. Queremos ver todas com a máxima energia e concentração. Vamos utilizar cada sessão para corrigir os nossos erros, potenciar os nossos pontos fortes e prepararmo-nos para a Fase Final”, concluiu.

A Fase Zonal do Torneio Interassociações Sub-16 Futebol Feminino realiza-se de 27 a 29 de março, no distrito de Portalegre.

 

Fonte/Foto: CM Castelo Branco

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarca de Castelo Branco reúne com freguesias e esclarece apoios e instalação de antenas de comunicação
5/02/2026
Ação de voluntariado ajuda a recuperar Castelo Branco dos estragos provocados pela Depressão Kristin
5/02/2026
Aeronáutica de Castelo Branco promove Curso Profissional de Mecânico de Aeronaves e Material de Voo
4/02/2026
Ministro da Agricultura garante apoios e rapidez a todos os prejudicados pela Depressão Kristin
4/02/2026
Castelo Branco prolonga situação de calamidade até 8 de fevereiro
3/02/2026
Radares de Velocidade | Castelo Branco | fevereiro 2026
3/02/2026
Prejuízos “são mais do que suficientes” para ativar fundo de solidariedade europeu
2/02/2026
Comissão Municipal de Proteção Civil apresenta dados de 2025 e atividades para 2026
2/02/2026