O passado fim de semana, 2 e 3 de dezembro, foi de emoções fortes. O Pavilhão Municipal de Penamacor recebeu as Finais das Taças AFCB Futsal Feminino, Infantis e Juniores e ainda a Final Four dos Seniores Masculinos.
O espetáculo começou no sábado, 2 de dezembro, às 11 horas, com um duelo entre o Grupo Desportivo Valverde e o Núcleo do Sporting Clube Portugal de Castelo Branco. Em disputa estava a Taça AFCB – Futsal Feminino.
A equipa albicastrense até se adiantou primeiro no marcador, mas a turma do concelho do Fundão conseguiu dar a volta ainda no primeiro tempo. Aliás, o resultado foi todo construído na primeira parte, apesar das várias situações de perigo no decorrer do tempo complementar.
O conjunto orientado por Catarina Rondão superiorizou-se, por 4x1, e levantou assim o troféu da Taça AFCB – Futsal Feminino.
Na tarde de sábado, iniciou-se a Final Four dos Seniores Masculinos. A primeira partida colocou frente a frente a Associação Cultural e Desportiva Ladoeiro / Casa Benfica Idanha-a-Nova e o Grupo Desportivo da Mata / AAUBI.
E o jogo não defraudou as expectativas. Golos, alterações no marcador e incerteza quanto ao vencedor até ao último segundo. A equipa da Covilhã foi mais forte e eficaz, vencendo por 3x4, e garantindo a primeira vaga na Final da Taça AFCB – “Carlos Ranito Xistra”.
Para fechar o primeiro dia de encontros, a segunda meia-final de Seniores Masculinos. De um lado a Associação Desportiva Penamacorense e do outro o Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova.
O equilíbrio, mais uma vez, foi nota dominante do jogo, em que as duas equipas procuraram sempre a baliza adversária. A turma proencense até chegou primeiro à vantagem, mas o conjunto de Penamacor soube dar a volta ainda antes do intervalo e confirmou a vitória na segunda metade, por 4x2, garantindo o último lugar na Final da Taça AFCB – “Carlos Ranito Xistra”.
No domingo, 3 de dezembro, as atenções centraram-se no Futsal de Formação. Começámos o espetáculo com a Final da Taça AFCB – Infantis Futsal. Subiram à quadra o Sport Lisboa Águias do Dominguiso e a Casa Benfica Oleiros. Numa partida muito animada e bem disputada, a equipa do concelho da Covilhã venceu, por 4x1, conquistando a Taça AFCB – Infantis Futsal.
No início da tarde, continuámos focados na formação, mais concretamente no escalão de Juniores. Frente a frente a Associação Desportiva do Fundão e Associação Desportiva e Recreativa do Retaxo.
Os golos surgiram apenas na segunda parte. Primeiro para o conjunto de Castelo Branco e, pouco depois, para os fundanenses. Quando, seguramente, muitos já pensavam nos penaltis, a segundos do final, a AD Fundão fez a cambalhota total no marcador, 2x1, carimbando assim o triunfo na Taça AFCB – Juniores Futsal.
Para terminar em beleza e em grande dois dias de muito Futsal e emoções fortes, nada melhor que a Final da Taça AFCB – “Carlos Ranito Xistra”, entre o Grupo Desportivo da Mata / AAUBI e a Associação Desportiva Penamacorense.
E o encontro não desiludiu em nada. Muitos golos, incerteza quanto ao vencedor até muito perto do final, emoções fortes, sempre acompanhado por uma bancada muito bem composta.
O encontro teve 12 tentos e três livres de dez metros, com muita disputa, e as duas equipas estiveram, por mais que uma ocasião, na frente do marcador. Ninguém queria perder e isso ficou bem visível na intensidade colocada em cada duelo.
No final, o GD Mata / AAUBI foi mais feliz, vencendo o encontro por 7x5 e confirmando assim a conquista da Taça AFCB – “Carlos Ranito Xistra”.
O Grupo Desportivo de Valverde, o Sport Lisboa Águias do Dominguiso, a Associação Desportiva do Fundão e o Grupo Desportivo da Mata / AAUBI foram os grandes vencedores do fim de semana.
A Associação de Futebol de Castelo Branco deixa uma palavra de apreço e reconhecimento a todos os Clubes presentes e que contribuíram para uma bonita festa do Futsal.