No âmbito do Dia Mundial da Terapia Ocupacional, que se assinalou dia 27 de outubro, a Unidade Local de Saúde Castelo Branco deu a conhecer o papel fundamental dos Terapeutas Ocupacionais no cuidado à população, nas mais diversas áreas de intervenção.
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como objetivo promover a autonomia, o bem-estar e a participação ativa das pessoas nas atividades do seu quotidiano — sejam elas pessoais, familiares, escolares, laborais ou sociais. Na ULSCB, esta intervenção assume uma importância crescente, estando integrada em várias valências que abrangem diferentes fases da vida e necessidades clínicas.
Atualmente, os Terapeutas Ocupacionais da ULSCB desenvolvem o seu trabalho na Consulta de Desenvolvimento, intervindo com crianças e famílias na aquisição de competências motoras, cognitivas, sensoriais e lúdicas promovendo o crescimento/desenvolvimento harmonioso. Na área da Medicina Física e Reabilitação e Unidade de AVC (UAVC) a Terapia Ocupacional foca-se na recuperação funcional e na adaptação de atividades e ambientes, permitindo que pessoas com limitações físicas, neurológicas ou ortopédicas recuperem a sua independência e qualidade de vida.
O contributo destes profissionais estende-se ainda ao campo da saúde mental, através da Equipa Comunitária de Saúde Mental - População Adulta e do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, onde o trabalho terapêutico visa o reforço das rotinas, da autonomia, integração social e estimulação cognitiva.
Também a Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e da Adolescência conta com terapeutas ocupacionais que acompanham crianças e jovens em risco, apoiando o desenvolvimento emocional, cognitivo e relacional e respetivas famílias. Em todas estas áreas, o objetivo é comum: ajudar cada pessoa a viver com mais autonomia, independência, dignidade e bem-estar.
No Dia Mundial da Terapia Ocupacional, a ULSCB celebrou o empenho e a dedicação destes profissionais, através de uma palestra que pretendeu dar a conhecer à comunidade hospitalar a sua intervenção, contribuindo diariamente para uma sociedade mais saudável, inclusiva e participativa.
O Conselho de Administração da ULSCB felicitou esta iniciativa, bem como a colaboração de todos os que estiveram envolvidos nesta atividade.
Fonte/Foto: ULS Castelo Branco