Em
A Voz de Castelo Branco

2025/03/21

ULS de Castelo Branco continua a inovar na tecnologia

Concelho

O Serviço de Gastrenterologia da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, modernizou recentemente a sua unidade de ultrassonografia com a aquisição de um equipamento de ultrassonografia de ponta.
Este serviço tem uma história de reconhecido mérito a nível nacional na área dos ultrassons, percorrendo um trajeto notável quer na diferenciação de novos médicos, quer na inovação em todas as vertentes da ecografia digestiva e ultrassonografia transendoscópica (ou ecoendoscopia) diagnóstica e terapêutica.
Desde há 30 anos que a Gastrenterologia da ULSCB garante a oferta desta técnica diferenciada a uma vasta população de doentes, abrangendo além do distrito de Castelo Branco, outros distritos vizinhos como Guarda, Santarém e Portalegre.
Esta vertente da ecoendoscopia fica devidamente complementada pelo crescimento de destaque que os mesmos profissionais conseguiram alcançar na prática da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).
A modernização e atualização na área da CPRE foi desde sempre, também, meritória. É, por isso, já possível neste mesmo serviço a realização de colangioscopia que consiste numa intervenção de elevado nível de diferenciação nesta área.  Este procedimento consiste na utilização de um endoscópio ultrafino para visualização direta do canal biliar ou pancreático. Desta forma permite a avaliação de obstruções, estenoses, cálculos biliares e tumores nos canais biliares. Possibilita ainda a realização de intervenções como colheita de biópsias, fragmentação de cálculos através de litotrícia eletrohidráulica ou laser e consequente remoção dos mesmos.
As duas técnicas complementam-se na vertente quer diagnóstica quer terapêutica, garantindo que neste serviço haja resposta para qualquer tipo de abordagem na patologia hepato-bilio-pancreática. Permite efetuar os dois procedimentos no mesmo tempo de intervenção, o que representa uma inegável mais valia em termos de eficácia na resposta aos problemas clínicos complexos nesta área.
De realçar a constante atualização e crescimento técnico dos profissionais do serviço procurando sempre atingir a excelência nos objetivos alcançados e, assim, colocar a Gastrenterologia da ULSCB na vanguarda da inovação e diferenciação na abordagem da patologia hepato-bilio-pancreática.

 

Fonte/Foto: ULS de Castelo Branco

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Apresentado projeto do Centro de Dinamização Empresarial, Cultural e Desportiva
7/07/2025
AFCB e CM Castelo Branco assinam Protocolo de Cooperação
7/07/2025
SEPNA recolhe ninhada de morcegos-orelhudos-castanhos
3/07/2025
Autarquia distinguida com Prémio Cinco Estrelas Regiões
3/07/2025
Joana Teixeira vence Festival Nacional da Canção Rural
2/07/2025
Radares da PSP | Castelo Branco | julho 2025
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Festival do Borrego chega a Escalas de Baixo a 4 e 5 de julho
1/07/2025