O Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, apresenta uma viagem pela história da moda, com a exposição itinerante ‘Do Romantismo à Modernidade: A Moda em Portugal de 1850 a 1950’, do Museu Nacional do Traje, inserida na Conferência Internacional de Design de Moda e Têxtil - FIAR 2025.
A mostra exibe um percurso de 100 anos de moda, onde os trajes, o gosto estético e a inovação têxtil refletem as mudanças sociais, económicas, culturais e artísticas de uma Europa em constante transformação, e onde o vestuário transcende o corpo para se transformar numa poderosa manifestação de identidade, poder e criatividade.
Além das peças de vestuário e acessórios, contemplam-se ilustrações e periódicos de época que contextualizam os trajes, permitindo uma compreensão mais ampla de como a moda se impôs e difundiu e de como foi moldada pelas pessoas e pelas ideias vigentes.
A exposição estará patente até ao dia 28 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
A entrada é gratuita.
Fonte/Foto: CM Castelo Branco