O ambiente foi de festa e convívio na XIII Gala do Futebol Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco. A cerimónia, que decorreu no restaurante “A Milita”, em Proença-a-Nova, juntou mais de 200 pessoas, entre jogadores, treinadores, dirigentes e ilustres convidados.
O ambiente foi de festa e convívio na XIII Gala do Futebol Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco. A cerimónia, que decorreu no restaurante “A Milita”, em Proença-a-Nova, juntou mais de 200 pessoas, entre jogadores, treinadores, dirigentes e ilustres convidados.
Os melhores praticantes, de Futebol e Futsal, da época 2023/2024 foram premiados, num evento que pretende promover as modalidades e ser a verdadeira festa do Futebol do distrito de Castelo Branco.
O Presidente da Direção da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, realçou que “esta Gala, como as anteriores, visa reconhecer o trabalho, a dedicação, a competência, o mérito e o talento de quem, na perspetiva de um júri isento, mais se distinguiu nesta época que termina no dia 30 de junho”.
O responsável sublinhou que o objetivo é que a mesma seja “a maior festa de Futebol e Futsal fora das quatro linhas” e agradeceu aos parceiros nesta iniciativa – Município de Proença-a-Nova, Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e os Órgãos Sociais que integram o júri – e aos patrocinadores das diversas competições.
Manuel Candeias assumiu que “não é fácil” organizar as modalidades no distrito e deixou um desejo bem expresso.
“Estamos a poucos dias de apresentar um novo rol de compromissos que espero, como sempre, venha a ser aprovado e apoiado. É um plano de atividades onde estão bem definidas as áreas estratégicas de investimento e os respetivos projetos de desenvolvimento”, explicou, prosseguindo o discurso.
“Numa dinâmica de evolução positiva, esta será pontuada por vários projetos estruturantes, como a Certificação de Entidades Formadoras, o Gabinete de Mentoria Técnica ou os Eventos de Fomento da Prática Desportiva na Infância. Na época em curso conseguimos chegar, e até ultrapassar, as metas a que nos propusemos”, ressalvou, colocando já os olhos na temporada seguinte.
“Para a próxima, e com o objetivo de aumentar 25% do número de praticantes até 2030, queremos atingir um crescimento superior a 7,6% conseguidos nesta época de 2023/2024”, disse.
O Presidente da Direção da AFCB confessou que “o plano é muito ambicioso”, mas que os “dirigentes dos clubes e as personalidades de todos os Órgãos Sociais e colaboradores desta AF irão conseguir atingi-los”, estendendo os louros a outros atores.
“Sem o apoio da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, de todos as Autarquias do distrito, dos patrocinadores e de todas as personalidades coletivas ou singulares, que pontualmente colaboram com a AFCB, não seria exequível com êxito, desenvolver esta atividade ao nível que tem acontecido. Estes apoios têm sido a sustentabilidade e o garante de um projeto bem sucedido e uma aposta ganha para quem nele acreditou”, afirmou.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, deixou claro que a instituição estará sempre disponível para colaborar neste tipo de iniciativas e que pretende manter esta parceria no futuro.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, mostrou-se bastante feliz pelo evento realizar-se no concelho e sublinhou a aposta do Município no Desporto, dando o exemplo o Campo de Areia, na Aldeia Ruiva.
A FPF esteve representada pelo Diretor, Pedro Pauleta, que assinalou que a “Gala premeia quem tanto deu ao Futebol distrital e amador”, ressalvando estar “muito feliz” por estar presente e que a mesma “foi muito bonita”.
“É muito importante premiarmos todos aqueles que se destacaram durante a época. É uma maneira de motivar os nomeados e os outros vão fazer tudo para estar aqui na próxima edição. Estas Galas são sempre bem-vindas e dou os parabéns à AFCB por esta grande iniciativa”.
Conheça todos os vencedores:
Troféu Mérito Desportivo:
Lua Raquel Martins Afonso (Árbitra de Futebol)
Troféu Mérito Desportivo:
Maria Rita Esteves Mendes (Árbitra de Futsal)
Troféu Mérito Desportivo:
Leonor Gaspar Capelo (Jogadora de Futebol)
Troféu Dedicação:
Comtesse Lisbonne
Troféu Dedicação:
Kia AmatosCar
Troféu Dedicação:
Carlos Acácio Proença Martins
Troféu Dedicação:
Maria de Lourde B. P. Pombo Costa
Troféu Dedicação:
Francisco Luís Fradique Pires
Troféu Prestígio:
João Manuel de Almeida Reis
Melhor Jogador Sénior de Futebol (Nacionais):
Mauro Santos (Sertanense FC)
Melhor Jogador Sénior Futebol (Distritais):
Igor Henrique (CD Alcains)
Melhor Jogador Sénior Futsal (Nacionais):
David Gomes (ACD Ladoeiro)
Melhor Jogador Sénior Futsal (Distritais):
Acosta (AD Penamacorense)
Melhor Jogador Formação Futebol:
Dinis Amaral (Sport Benfica Castelo Branco)
Melhor Jogador Formação Futsal:
Duarte Raposo (SLA Dominguiso)
Melhor Jogadora Sénior Futebol Feminino:
Raquel Tarouco (AD Estação)
Melhor Jogadora Formação Futebol Feminino:
Daniela Peralta (AD Estação)
Melhor Jogadora Sénior Futsal Feminino:
Cláudia Andresson (GD Valverde)
Melhor Jogadora Formação Futsal Feminino:
Maria Martinez (GD Valverde)
Melhor Treinador Futebol Sénior:
Ricardo Costa (CD Alcains)
Melhor Treinador Futsal Sénior:
Dário Gaspar (ACD Ladoeiro)
Melhor Treinador Futsal Formação:
Miguel Pereira (AD Fundão)
Melhor Treinador Futebol Formação:
Ângelo Vicente (AD Estação)
Melhor Dirigente:
Élio Esteves (CD Alcains)
Melhor Árbitro Futebol 11:
Paulo Afonso
Melhor Árbitro Futsal:
João Domingos